Como corrigir um CD arranhado

    
Receba Novidades por Email

Email:

Como corrigir um CD arranhado

Enquanto os discos compactos (CDs) são notavelmente durável, é quase impossível evitar riscos e arranhões de ocorrer ao longo do tempo, especialmente com o uso frequente. O dano resultante pode significar um salto em sua música predileta ou, no caso de CDs de dados, a perda de planilha que você trabalhou por duas semanas.

Não se desespere – reparação! Apesar de kits de reparação de CD comerciais e máquinas de retoque de CD estão disponíveis, você pode ser capaz de reparar o dano em seu próprio país com os produtos que você já tem.

Limpe o disco

1 Limpar o disco. Mesmo que o disco não é realmente arranhado ou arranhada, poeira, óleo e outros contaminantes superficiais pode impedi-lo de jogar corretamente. Assim, a limpeza do disco deve ser sempre o primeiro passo.

2 Deixe correr a água quente sobre o disco danificado para remover a poeira.

3 Se houver sujeira ou graxa no disco, esfregue suavemente com o dedo enquanto estiver lavando-o, e utilize um detergente suave ou sabão líquido (com a água) ou álcool (em vez de água). Toda vez que você esfregar ou limpar um CD, você deve fazê-lo começando em ou perto do centro do disco e esfregando em linha reta para fora em direção à borda para evitar o agravamento do risco.

Ao limpar com álcool, é recomendável que você use um Q-dica para limpar o disco, já que todos os cotonetes são o algodão, que é o que é recomendado o uso para limpar o disco.

4 Agite a água fora e deixe o disco de ar seco (não seque com uma toalha ou pano, e não sol-seca, um ou outro).

5 Tente reproduzir o disco. Muitas vezes uma boa limpeza é tudo o que for necessário. No entanto, se os problemas persistirem após a limpeza, tentar reproduzir o disco em um CD player diferente. Alguns jogadores lidar com riscos melhor do que outros; drives de computador e aparelhos de som de CD do carro tende a ser o melhor.

6 Gravar um disco novo. Se você pode obter o CD para trabalhar em um leitor de CD – especialmente de seu computador – mas não em outros, tente gravar um novo disco. O gravador de CD no seu computador pode ser capaz de ler o CD bem o suficiente para produzir uma cópia perfeita. Você pode tentar isso mesmo que o CD não é reproduzido corretamente no computador.

Identificar o zero

1 Localize a zero. Na verdade, olhando para o disco será mais fácil se você pode descobrir onde o agressor é zero. Inspecionar visualmente superfície de jogo do CD para riscos ou arranhões.

Arranhões que correm perpendicularmente à espiral do CD – isto é, aqueles que são executados geralmente a partir do centro para o aro – não podem afectar a jogar no lugar, e em qualquer caso são geralmente menos prejudiciais do que aqueles que cerca de seguir a direcção da espiral. Este último indica a perda de muitos bits de dados consecutivos, que podem tornar difícil para o Reed-Solomon algoritmo de correção de erro de adivinhar os dados em falta.

Se houver vários arranhões, mas o CD só pula em um ou dois lugares, você pode ser capaz de localização aproximada dos riscos ofensivos com base em que salta da trilha. A primeira faixa de um CD começa próximo do centro, e na direcção de jogo prossegue para fora, para a borda.

Verifique se o disco está de fato riscado. Se o disco não está visivelmente arranhado, o problema provavelmente está em outro lugar. Outros problemas podem ser sujeira de superfície ou um leitor de CD com defeito.

Reparar arranhões folha

1 Para determinar se você tem um arranhão na folha do disco, segure-o com uma visão clara de uma luz brilhante, com o lado brilhante para cima. Olhe para ver se existem pequenas áreas do disco que mostram sinais da folha em falta.

Veja se todas as pinholes são visíveis. Buracos na camada de folha de um CD geralmente não são reparáveis??, nem mesmo por um profissional.

2 Vire o lado do logotipo do disco para cima, e marcar o local onde essas áreas estão com um marcador de quadro branco.

3 Obter duas pequenas tiras de fita adesiva, e colocá-los um em cima do outro sobre a área que você acabou marcado. O CD pode correr um pouco alto, mas vai mais de 70 por cento provavelmente reparar os pequenos pedaços de folha de falta.

Fazer a recuperação de dados

1 Envolver-se em recuperação de dados. Muitos programas de gravação pode ser configurada para continuar a ler depois de receber uma mensagem de erro (como não ser capaz de ler uma seção devido a um arranhão). Se o programa não pode ler uma seção em tudo, ele vai enchê-lo com dados aleatórios. Eles também podem tentar ler a seção ruim lendo a uma velocidade muito lenta várias vezes.

2 Para o Windows, o Nero faz isso, enquanto o Linux tem a ferramenta ddrescue. [1] Isto pode muitas vezes corrigir CDs danificados, e é especialmente eficaz com CDs de áudio (onde a precisão não é tão importante).

Uma vez que este método não arriscar danificar o CD, é uma boa idéia experimentá-lo antes de tentar os métodos mais drásticas listadas abaixo. Se os outros métodos danificar o disco, pelo menos os dados recuperados por este método pode ainda ser utilizados. Observe que, devido à leitura lenta, e várias tentativas de tentar ler uma seção danificada, esses programas podem levar um tempo muito longo para se completar (um Windows XP disco recuperado com este método pode levar cerca de duas horas).

Polir o CD com um abrasivo ligeiro

AVISO: O método descrito nesta etapa pode danificar o disco mais! Use somente como último recurso, e ler atentamente as instruções!

1 Polir o CD. Embora contra-intuitivo, polimento de um disco pode reparar um CD arranhado, removendo algumas das revestimento externo de plástico e, portanto, fazer arranhões existentes rasas. Uma série de produtos comuns do agregado familiar pode ser usado para polir o CD, mas pasta de dente – toothpaste refrigerante especialmente fermento – e Brasso são provavelmente o mais experimentado e verdadeiro. Você também pode usar um composto de polimento fino o grão que é usado geralmente para carros ou acabamentos rígidos.

Se você estiver usando Brasso, certifique-se de fazê-lo em uma área bem ventilada, e evitar respirar os vapores. Leia sempre as instruções de segurança e avisos sobre qualquer produto químico, como muitos (como o álcool) são inflamáveis ??e / ou pode causar a pele, olhos ou irritação respiratória.

2 Aplique uma pequena quantidade de creme dental (deve ser colar, não gel) ou Brasso para um pano macio, limpo e sem fiapos (undershirt de idade): um pano de limpeza de óculos, funciona bem.

3 Suavemente esfregue o pano sobre a zero ou de chinelo em um movimento radial, (começar pelo centro e esfregue até a borda, como raios de uma roda). Faça isso 10 ou 12 vezes todo o CD. Esfregando em movimentos circulares pode causar pequenos arranhões que jogar fora o sistema de rastreamento a laser no jogador. Tente concentrar seus esforços apenas no risco ou riscos que você identificou (se possível).

4 Polonês desta maneira por um par de minutos, reaplicando Brasso ou creme dental para o pano se necessário. Tenha cuidado para não aplicar muita pressão, mas você ainda será capaz de sentir o pano esfregando o CD como polidores.

5 Remover o produto a partir do disco de polimento. Se você usou pasta de dentes, lavar o disco cuidadosamente com água morna e deixe secar. Certifique-se de remover toda a pasta de dente e deixar o disco secar completamente antes de tentar jogá-lo. Com Brasso, limpe o excesso de produto e deixar o resto seca. Em seguida, usando um pano limpo, limpe disco novamente.

6 Testar o disco. Se o problema persistir, polir novamente por até 15 minutos, ou até que o risco é quase completamente desbastado para fora. A superfície em torno do zero deve começar a olhar brilhante com muitos pequenos arranhões. Se você ainda não notar qualquer diferença após o polimento por alguns minutos, o zero pode ser extremamente profundo, ou você pode ser o polimento do zero erradas.

7 Se o disco ainda não é operacional, tomar o disco a um profissional formado em uma loja de jogo (ver abaixo).

método de cera

1 Encerar as faixas. Se não funcionar polimento, aplique uma camada muito fina de vaselina, cera do carro líquido, sapato polonês neutro, ou cera de móveis para superfície de jogo do CD.

2 Limpe o excesso de utilização limpo, macio, pano sem fiapos em um movimento radial (interior-a-fora). Se estiver usando cera, siga as instruções do fabricante (alguns precisam secar antes de limpá-las, enquanto outros devem ser apagado enquanto ainda úmida).

3 Teste o disco novamente. Se a cera ou vaselina faz o truque, gravar uma nova cópia do CD imediatamente. O método de depilação é apenas uma solução temporária.

Método lâmpada

Nota: Este método nem sempre funciona, mas é bastante simples e vale a pena um tiro quando você está tentando de tudo.

1 Ligue a lâmpada de mesa, ou qualquer outra luz com uma lâmpada de filamento incandescente de 60 watts (DJs costumam usar a pequena lâmpada que eles usam para encontrar seus CDs).

2 Segure o CD com o dedo indicador na abertura do centro e do lado gravado para a lâmpada. A distância entre a lâmpada deve ser de cerca de 10 centímetros (4 polegadas).

3 Segure o CD no local por cerca de 20 segundos, girando-o lentamente em torno de seu dedo indicador. Então, enquanto ele ainda está quente, jogue-o na unidade de CD.

Não segure o disco perto da lâmpada por mais de 20 segundos. Mesmo uma lâmpada de 60W produz calor suficiente para derreter o CD se expostos por mais de 30-40 segundos.

retoque profissional

1 Ter o CD profissionalmente refinished. Se o disco ainda não é executado corretamente, leve-o a uma loja de música (especialmente uma que vende CDs usados??) ou um DVD locadora e perguntar se eles podem reparar o disco para você. Se o disco tiver dados valiosos sobre ele, considerar essa opção depois da opção de limpeza, como você pode ter certeza que você não danificar o CD mais longe em suas tentativas de reparação.

Muitas dessas empresas têm máquinas CD retoque que fazem um trabalho notável, e que provavelmente vai cobrar menos de cinco dólares para reparar o CD.

2 Se você tem um monte de discos para reparo, você pode querer comprar uma máquina de acabamento CD. Estes podem custar tão pouco quanto $ 25, mas altamente eficazes máquinas industriais custar de R $ 300-6,000. Você pode pesquisar na internet para empresas que constroem e comercializam estes. Ou verificar sites de leilão online para as versões utilizadas.

Dicas:

As faixas de um CD musical ir a partir do interior para o exterior do disco. Assim, os riscos na forma de um círculo concêntrico é causar a maior parte dos danos devido à interrupção de muitos bits de dados consecutivos. Isto significa que o Reed-Solomon algoritmo de correcção de erro poderia deixar de aplicar as suposições e gerar os dados em falta.
Se ainda assim não funcionar depois que você tentou de tudo, usá-lo como uma montanha-russa para suas bebidas. Ou, consulte Como reutilizar CDs velhos para os lotes idéias mais grandes.
CDs severamente danificados não podem ser reparados. Arranhões muito profundos e rachaduras que chegam a folha do CD podem tornar um CD para sempre inútil. Não é preciso muito para danificar um CD. Por uma questão de fato, o Eraser Disco utiliza este princípio para tornar CDs e DVDs ilegíveis, o que é útil para que se você quiser se livrar de discos sensíveis.
Você pode comprar um removedor de arranhões disco na maioria das lojas de jogos. Ele funciona para todos os tipos de CDs com um nível de luz de arranhões.
Use uma unidade de CD qualidade de um computador desktop. Se você está tentando ler um disco de camada dupla ou disco riscado com uma frente carregado (deslizar em) unidade de CD, como os de Mac Books ou Pros Mac Book, você pode muito bem esquecer sobre a obtenção de uma boa leitura. Essas unidades são notórias por ter mal calibrado / calibrar lasers e são inúteis prático para qualquer coisa, mas nova marca CDs sem arranhões. Isto tem sido documentado por muitos um conserto técnico.
Prática reparar CDs riscados que não se importam muito sobre antes de se preparar para reparar seus favoritos.
É uma boa idéia para criar um backup de qualquer disco de dados antes que o dano ocorre.
Se um CD está riscado, mas continua a jogar corretamente, fazer um backup, mas não se incomode a tentar repará-lo ainda.
Goivas profundas não são reparáveis. No entanto, por causa da redundância forma é utilizada nos dados do disco e da forma como os dados são distribuídos ao longo da pista em espiral, a limpeza de uma área do disco de distância a partir de um zero pode melhorar a recuperação de dados; um número de defeitos menores distribuídos ao longo da pista pode ser tão ruim ou pior do que uma maior defeito.
A camada inferior do disco de policarbonato actua como uma lente, que se concentra uma maior mancha de luz laser de baixo para um tamanho menor necessária para ver a pista sobre a camada de dados. Isso permite que a aparência de laser através de algumas pequenas imperfeições na superfície de plástico que são muito maiores do que a faixa sobre a camada de dados. Remoção de um monte de plástico pode afectar a propriedade de refracção da lente tornando os dados ilegível. Isto significa que até mesmo um. Visivelmente desgastada ou teia de aranha de arranhões podem jogar bem, porque, embora os defeitos são visíveis a olho, o laser vê em torno de / por meio deles É por isso que a depilação pode ajudar. A reparação não tem a aparência perfeitamente polido para trabalhar.
Uma série de limpeza e kits de reparo de CD estão disponíveis para venda, mas muitos usuários relatam que estes não funcionam melhor do que qualquer Brasso, e eles são muito mais caros.
Para remover arranhões profundos ou teimoso rapidamente, tente usar um seco “Mr. Magic Eraser limpa “. Esta é uma esponja impregnada com um material abrasivo micro. Use pressão luz, limpando a partir do centro do disco para a borda externa tal como foi descrito com métodos de polimento outros. A área reparado pode ser desbastado até brilhante usando o polimento outro ou técnicas de depilação descrito.
Se o disco é um jogo Xbox 360, tenta devolvê-lo para uma troca. Sua milhagem pode variar, mas a Microsoft economizou cerca de 25 ¢ sobre o custo de construção da Xbox 360, não incluindo as medidas de segurança que impeçam um monte de arranhões. A maioria das lojas têm acordos trabalhadas com os distribuidores para onde eles podem obter crédito para discos estragados, mas apenas os discos que foram danificados no interior do 360. Tais discos terá profundas arranhões radiais, por vezes, não em torno de toda a circunferência do disco. Não poderia custa tentar. (Tente algumas lojas na verdade – o pior que podemos fazer é dizer não.)
Com discos de Xbox 360, se você usar um dos métodos temporários, você pode instalar o jogo para o disco rígido, indo para a biblioteca de jogos, clicando sobre o jogo, então instalar o jogo. Isso nem sempre funciona, como o Xbox tem de acessar o disco para verificá-lo como legítimo.

Advertências:

Dados de um CD está realmente armazenado no ranhuras microscópicas em material imediatamente sob o lado pintura fina, mas bastante rígido, que arcaria com qualquer rótulo. [2]. Geralmente um lado as folhas que só e reparos de legibilidade de um disco, suavizando os defeitos no lado claro de plástico grosso, através do qual uma luz brilha para ler os dados.
Se você segurar o CD até uma luz brilhante para verificar se há buracos na camada de papel alumínio, lembre-se não olhar para a luz por muito tempo. Uma lâmpada Watt 60-100 deve ser mais do que suficiente para ver furos na camada de folha. Não use o sol!
Fazer qualquer método incorretamente (por exemplo, aplicar muita pressão, enquanto o polimento ou esfregando o CD em um movimento circular) pode encurtar a vida de um CD.
Para evitar danos ao seu leitor de CD, criar CDs certeza que estão completamente secos e livre de produtos de polimento em excesso ou ceras antes de tentar reproduzi-los.
Ao tocar o CD, não use um padrão circular (padrão circunferencial, como quando um CD está girando). Ir a partir do interior para o exterior numa linha perfeita (um padrão radial), a fim de evitar perda de dados.
Ao polir o disco, verifique se a superfície sobre a qual o disco é colocado é plana e firme, mas não áspero ou abrasivo. Os dados são armazenados sobre as camadas de folha ou de um corante sobre o topo do disco (lado da etiqueta) e da camada superior de protecção é muito fina através de comparação com a camada inferior de plástico de policarbonato irá polir. A fina camada superior pode ser facilmente arranhada ou perfurado. Se isso acontecer, os dados são perdidos sempre que não seja reparáveis ??por qualquer meio. Pressionando em um disco sobre uma superfície muito mole pode quebrá-la ou fazê-la de laminado.
Não toque o CD, ou você vai deixar impressões digitais, fazendo-a ficar sujo de novo, e isso pode causar o CD para pular uma faixa ou pausar. Segurá-la pelo furo no meio.
N solvente é para ser aplicado como tal deve alterar a composição química do substrato de policarbonato, resultando em um acabamento opaco e um disco ilegível!
Entenda que você pode causar mais danos se você usar pasta de dente. Isso pode arranhar ainda mais.
Se você decidir tentar estes passos com um DVD, tenha cuidado para nunca limpar um pano na lateral com o título do DVD. Se o fizer, irá arruinar completamente o seu DVD. Apenas escovar o lado de prata lisa.

Como Qual Quando Como corrigir um CD arranhado

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code lang=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre lang="" extra="">